Sobre o dia das mulheres: Datas Comemorativas, ou seria datas do consumismo?

Há um tempo, eu e a minha namorada conversávamos sobre as ditas Datas Comemorativas, falávamos algo sobre o fato da data em si ter acabado e o que sobra é a ideia de ganhar algo naquela data. Ou seja, não comemoramos mais o Natal, comemoramos ganhar presente. Não comemoramos mais a Páscoa, comemoramos ganhar ovo de páscoa. Dia dos namorados, dia das crianças, dia dos pais e dia das mães então nem se fala. Há pessoas que certamente mandam entregar o presente do dia das mães.
Há, ate mesmo, empresas especialistas em fazer um Dia dos Namorados dos sonhos. O que você, namorado ou namorada, precisa fazer? Nada só contratar o serviço deles. Então fica a pergunta: Temos datas comemorativas ou datas consumistas?
Para mim fica claro que não temos nem uma nem outra. As datas não são consumistas ou Comemorativas.. Datas são apenas datas, e as pessoas que são consumistas ou comemorativas.
Em nome de uma visão socialista não posso eu levar minha namorada para jantar no dia das mulheres? Não posso presentear alguém em uma data comemorativa? Para não incentivar meu filho a ser consumista não posso dar um presente a ele no dia das crianças? Devo então lutar contra todas essas datas?
Não vejo assim, as datas são apenas datas, e são as atitudes que temos que fazem das datas consumistas ou comemorativas.
Hoje mais que desejar a todas as mulheres um Feliz dia Das Mulheres, devemos nós homens, proporcionar a elas um dia feliz. Mudar a nossa ação perante a mulher e não apenas comprar um bombom, um colar.
Então, respondendo a minha amiga Juliana Oliveira: , não é que eu não gosto desta data, apenas acho que comemorar o dia da mulher, tem que ser mais do que um bombom e um: “parabéns pelo seu dia”. Tem que ser uma mudança na forma de nós relacionarmos. Tem que ser um respeito verdadeiro dos homens e das mulheres para com todas, absolutamente, todas, as mulheres.
E no dia que isso acontecer, no dia em que nenhuma mulher sofrer mais algum tipo de abuso, de violência, neste dia, então, a ideia que algumas pessoas vendem de que todos os dias são para vocês, mulheres, realmente faça sentido.

Feliz dia das mulheres a todos os humanos e humanas.



Posted

in

Tags: